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5 razões para publicar conteúdo no site da sua empresa – e por que começar agora mesmo!

Escrito por Marcelo Herondino

Existem algumas possíveis causas para você estar começando a leitura desse artigo: o texto pode ter sido recomendado por um colega; você pode clicado acidentalmente no link e, já que estava aqui mesmo, resolveu ler (acredite, isso acontece); ou, o que espero seja o verdadeiro motivo, você foi atraído pelo título ou uma chamada e quis saber mais sobre o assunto.

Se a última alternativa está correta, então já atingi meu primeiro objetivo com a postagem: fazer com que mais pessoas conheçam meu trabalho. Agora, imagine se esse fosse o site da sua empresa. Quantos possíveis clientes ou parceiros poderiam ter sido atraídos para seu texto e, possivelmente, se converteriam em novos negócios?

Nesse artigo, vou apresentar cinco bons motivos pelos quais você deveria pensar seriamente em criar – ou melhorar – o seu blog corporativo. E mais: por que você deve começar esse processo hoje mesmo. Confira:

1. Audiência qualificada

Ao publicar textos informativos sobre a área de atuação da sua empresa, que podem ser informativos sobre os produtos e serviços que oferece ou contendo a solução para problemas comuns, seu blog está angariando visitantes que se interessam pelo seu negócio.

Assim, naturalmente, a chance de que esses visitantes se transformem em clientes é bem maior. Ao contrário da mídia tradicional, que atinge um público amplo, mas com uma taxa de conversão muito baixa, no blog seu alvo está bem mais visível e próximo.

2. Baixo custo e longo alcance

Anunciar nos meios tradicionais de marketing (mídia impressa, rádio, TV etc.) exige investimento alto, com prazo de validade curto. Um jornal deixa de ser lido já no dia seguinte, assim como um anúncio de TV se extingue no momento seguinte à sua veiculação.

Um blog pede um investimento muito baixo (pode ser aproveitado o site que a empresa já possui), tanto para criação quanto manutenção. Mais que isso, seu material de divulgação estará ali, à disposição, pelo tempo que você desejar, 24 horas por dia. E não é só: seu texto será indexado pelos mecanismos de busca e poderá ser encontrado mesmo muito tempo depois de ter sido publicado.

3. Fidelização dos clientes

Geralmente, o blog é a porta de entrada de sua empresa no mundo virtual. Se o cliente encontra ali o que precisa, de forma clara e didática, porque precisaria buscar informações em outro local? A tendência é que esse visitante se torne assíduo e transforme sua empresa em uma referência pessoal sobre o assunto tratado. E quem melhor que você para prestar a ajuda que ele precisa?

Quando se der conta, terá sido criada uma verdadeira “comunidade” virtual sobre o tema de seu trabalho, onde clientes satisfeitos vão indicar seu blog para outros possíveis interessados. E, você sabe, o poder de multiplicação das redes sociais – para o bem e para o mal – é absurdamente grande.

4. Vantagem competitiva

Seja por desconhecer o “caminho das pedras”, por achar que o investimento necessário é alto ou mesmo por considerar “esse negócio de internet besteira”, muitos empresários desprezam o poder de comunicação e de prospecção de negócios de um blog. Alguns, inclusive, acham que “isso é coisa só pra empresa grande”.

Nesse sentido, ter uma presença bem marcada nesse meio será um diferencial competitivo de respeito para sua empresa. Você e sua marca estarão mais visíveis em um mercado que cresce em números impressionantes todos os dias.

5. Lucros, lucros, lucros!

Não sejamos hipócritas: claro que você deseja ajudar seu cliente e ser uma referência, mas, ao final, há o genuíno interesse em obter rendimentos. Ninguém abre uma empresa, com todos os gastos associados ao processo, apenas para ajudar terceiros. E isso não é motivo de vergonha ou constrangimento, claro.

Também é bom ficar claro que um blog não será seu principal canal de vendas. Mas esteja certo que, com um canal bem planejado e textos pensados para atingir seu público-alvo, os lucros crescerão gradualmente. O retorno sobre o investimento é constante e seguro.

Dica: esteja atento para não perder o timing: enquanto acredita que “ainda não é o momento”, seus concorrentes já estão produzindo conteúdo e conquistando autoridade no assunto. O melhor momento para começar a produzir é agora mesmo. Esqueça o tempo perdido e invista no futuro do seu negócio!

Como você pôde perceber, existem muitos benefícios associados ao lançamento ou melhoria de um blog corporativo. Obviamente, não basta apenas ter a ferramenta e postar “qualquer coisa” que tudo acontecerá espontaneamente.

É necessário ter qualidade no conteúdo e, mais que isso, objetivos definidos. Também é importante fazer um planejamento das postagens e utilizar técnicas adequadas de marketing digital para ampliar os resultados. Para informações mais detalhadas sobre como fazer isso, entre em contato conosco que teremos prazer em ajudá-lo a ampliar o poder de seu blog/site.

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